Sanepar reforça alerta para o descarte correto do óleo de cozinha usado.

Notícias

Sanepar reforça alerta para o descarte correto do óleo de cozinha usado.

"Um dos grandes vilões dos entupimentos da rede coletora de esgoto é o óleo de cozinha.


Estadual


   Junto com outros materiais, ele pode provocar extravasamentos em vias públicas e refluxo nos imóveis. Além disso, se descartado inadequadamente nos ralos e pias, pode interferir no processo de tratamento de esgoto nas estações da Sanepar.

   Para reduzir esses impactos e desenvolver as responsabilidades ambiental e social, a Companhia de Saneamento do Paraná tem o programa Trate Bem a Rede, em parceria com prefeituras, escolas e outras instituições em todas as regiões do Estado.

   O projeto Se ligue nessa ideia, sem óleo na rede é um dos braços desse programa. Inicialmente foram disponibilizadas bombonas para coleta de óleo usado nos escritórios de atendimento da Sanepar. Hoje, são 211 pontos em todo Estado que recebem o óleo de cozinha descartado dos empregados e dos clientes da Companhia. O projeto também apoia instituições com interesse em ter um ponto de coleta de óleo nas suas dependências. A Sanepar doa as bombonas, cede material de divulgação e auxilia com atividades socioeducativas, como palestras e oficinas.

   Além dos problemas causados na rede coletora de esgoto, o descarte incorreto do óleo de cozinha, diretamente no solo ou mesmo na fossa séptica, em residências não atendidas pela coleta de esgoto da sanepar, causa sérios danos ao meio ambiente.

Fonte: AEN-PR


29/06/2018
08:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp