INOVAÇÃO E TECNOLOGIA MELHORAM PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO NO PARANÁ.

Notícias

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA MELHORAM PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO NO PARANÁ.

"O objetivo é aliar tecnologia e inovação para aprimorar processos e práticas cotidianas.


Estadual


   Fazer a matrícula pela internet, acompanhar as notas e faltas de cada estudante pelo celular e corrigir avaliações em poucos segundos com a ajuda de um aplicativo. Essas são apenas algumas das facilidades oferecidas aos paranaenses graças a uma série de programas e ferramentas implementados pela Secretaria de Estado da Educação. O objetivo é aliar tecnologia e inovação para aprimorar processos e práticas cotidianas.

   No caso das matrículas na rede estadual, pela primeira vez foi possível efetivá-las pela internet. A funcionalidade ficou disponível entre 21 de outubro e 08 de novembro e registrou 405 mil matrículas online, o equivalente a 45% do total de inscrições. A matrícula presencial continua disponível.

   O Governo do Estado também lançou o programa Presente na Escola, que possibilita o acompanhamento diário da frequência de todos os alunos das instituições de ensino do estado. Com o aplicativo, cada escola consegue monitorar diariamente a presença dos estudantes. Depois de lançado, cerca de 60 mil alunos a mais foram para a escola todos os dias.

   De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação da pasta, Ricardo Borges, a secretaria está constantemente atenta a como a tecnologia pode ser utilizada em benefício das escolas, dos alunos e dos pais.

   O Governo do Estado também criou o aplicativo Escola Paraná, que permite que pais e responsáveis acompanhem o boletim escolar, a agenda de atividades da escola, a grade de disciplinas e avisos enviados pelas escolas. Tudo isso pelo celular. O aplicativo é utilizado por quase 400 mil pais ou responsáveis.

   Para fazer o download gratuitamente basta acessar o Google Play, para sistema operacional Android, ou a App Store, para o sistema IOS. Há ainda no aplicativo Escola Paraná Professor para facilitar e agilizar as tarefas do dia a dia. A versão para os educadores permite o agendamento e o acompanhamento das datas de provas, trabalhos e seminários, além do envio de avisos para as turmas. Nesse ano, a Secretaria da Educação atualizou a ferramenta com a funcionalidade de lançamento de frequência e conteúdo de aulas no modo offline. Atualmente, 15 mil professores usam o aplicativo.

 

Fonte: AEN-PR


09/01/2020
11:22
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp