PROJETO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFPR DESENVOLVE PRÓTESE DE MÃO HUMANA DE BAIXO CUSTO.

Notícias

PROJETO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFPR DESENVOLVE PRÓTESE DE MÃO HUMANA DE BAIXO CUSTO.

"Os diferenciais são o baixo custo e a proposta de disseminar o projeto para pessoas da região que não tenham recursos para aquisição da peça.


Estadual


   Há dois anos, estudantes e professores do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pesquisam e desenvolvem técnicas para a construção de uma prótese de mão humana. Os diferenciais são o baixo custo e a proposta de disseminar o projeto para pessoas da região que não tenham recursos para aquisição da peça.

   O projeto de Iniciação Científica está em fase de testes. A parte mecânica foi produzida em uma impressora 3D – utilizada em outros projetos do Laboratório de Magnetismo, Medidas e Instrumentação (LAMMI) – para a construção do protótipo inicial.

   O primeiro passo foi a aquisição de sinais nervosos que o cérebro, mesmo após a perda do membro, continua a emitir. Os sinais são processados pelos pesquisadores para gerar o acionamento da prótese. Foram usadas técnicas de redes neurais para decodificar os sinais e, com isso, poder aplicá-los corretamente para os movimentos de abrir e fechar a prótese, atuando efetivamente como a pessoa desejou.

   Na etapa atual, o grupo desenvolve o acionamento via ondas cerebrais. O aparelho mede ondas cerebrais e pode ser usado desde o diagnóstico de desordens do sistema nervoso central, como epilepsia, até para o controle do braço mecânico, por exemplo.

   O acadêmico está terminando a versão atual do equipamento, com custo aproximado de R$ 250, bem abaixo do valor habitual do aparelho que chega a custar R$ 20 mil, sem contar os gastos com a manutenção.

 

 

 

 

Fonte: Bem Paraná 


09/01/2020
11:14
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp