Os clientes podem pedir o bloqueio de chamadas telefônicas de financeiras e bancos oferecendo empréstimo consignado. O bloqueio pode demorar até 30 dias para começar a valer.
Idosos, são os que estão mais vulneráveis a esse tipo de oferta por telefone. A ouvidoria do INSS recebe, em média, 50 mil reclamações por ano relativas a crédito consignado.
Em novembro de 2019, 36% dos consignados foram feitos por aposentados. Trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos também podem fazer esse tipo de empréstimo.
Agora, quem estiver incomodado com as ofertas vai poder bloquear essas ligações. Basta acessar o site naomeperturbe.com.br. Para se cadastrar é preciso informar nome, CPF e e-mail e criar uma senha. Em seguida, validar o cadastro no e-mail que será enviado e acessar o site. Para pedir o bloqueio, coloque o número do telefone fixo ou celular e marque quais instituições não quer receber ligações de telemarketing.
Depois que cadastrar o telefone no Não me Perturbe, os bancos e as empresas contratadas têm um mês para parar de ligar. Mas o pedido de bloqueio deve ser renovado a cada ano.
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) afirma que as instituições que não respeitarem o pedido de bloqueio serão punidas.
Fonte: G1