Indústria de transformação do Paraná é a terceira maior do País.

Notícias

Indústria de transformação do Paraná é a terceira maior do País.

"Os dados são do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


Estadual


   O Paraná vem ganhando espaço na renda industrial do País. Segundo a Pesquisa Industrial Anual, do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a indústria de transformação do Estado é a terceira maior do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Os dados, compilados pelo Ipardes, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social, apontam que o Paraná passou, em um ano, da quarta para a terceira posição no ranking nacional.

   As informações têm como base o Valor da Transformação Industrial, que foi de 78 bilhões e 900 milhões de reais em 2016, o que representa mais de 8% do valor do país. Segundo o levantamento, a diferença entre o Valor da Transformação Industrial do terceiro e do quarto colocados no ranking é de 248 milhões de reais. Já a diferença entre o valor do Paraná e do Rio de Janeiro, segundo colocado, é de 10 bilhões e 800 milhões de reais. O diretor-presidente do Ipardes, Julio Suzuki Júnior, explica que a variável em questão corresponde ao valor agregado da indústria, sendo o principal indicador que mede a dimensão do setor nas unidades da federação e no país.

   Segundo o diretor presidente do Ipardes, o Estado também ocupa posição de destaque nos setores de edição e impressão, materiais elétricos e móveis, com o terceiro lugar no ranking nacional. No caso da indústria madeireira, o Valor da Transformação Industrial foi de 3 bilhões e 200 milhões de reais, equivalente a 30% do valor agregado pelo segmento em âmbito nacional. O Paraná abriga, também, a segunda maior indústria de alimentos do país. Em 2016, o Valor da Transformação Industrial do setor atingiu 24 bilhões de reais, o que correspondeu a 11% do total nacional, abaixo apenas da participação de São Paulo. A indústria automotiva paranaense respondeu por 14% da renda nacional do setor, também na segunda colocação do país. 

 

 

Fonte: AEN-PR


28/06/2018
08:33
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp