O resultado ficou acima do esperado pela entidade, que havia previsto inicialmente alta em torno de 5% para o acumulado do ano. O resultado de 2019 também foi o maior desde 2014, de acordo com a associação.
As vendas nos shoppings durante o Natal também foram consideradas positivas pela Alshop. O faturamento do setor durante as festas natalinas aumentou 9,5% em relação à mesma data comemorativa do ano anterior.
A pesquisa da Alshop é feita em parceria com o Ibope e apura os resultados de vendas de 762 shoppings em operação no País.
São ouvidos 400 empresários, presentes em 30 mil pontos de vendas. O levantamento apontou ainda que ocorreram 12 inaugurações de centros de compras em 2019, com aberturas de lojas e geração de 9 mil empregos.
Outro dado comemorado pela entidade diz respeito ao crescimento esperada no número de novos shoppings. Segundo sondagem realizada pela Alshop, o Brasil deve ganhar 31 novos centros de compras ao longo dos próximos três anos.
O resultado indica uma possível melhora do setor, mas o número ainda é um tanto tímido em comparação com o começo da década, quando mais de 30 shoppings eram abertos a cada ano no Brasil.
Hoje, o País conta com 762 shoppings ativos, incluindo 12 que foram inaugurados neste ano.
Fonte: Bem Paraná.