A PERIGOSA LIGAÇÃO ENTRE ÁLCOOL E MORTES POR AFOGAMENTO.

Notícias

A PERIGOSA LIGAÇÃO ENTRE ÁLCOOL E MORTES POR AFOGAMENTO.

"Cerca de 370 mil pessoas morrem afogadas no planeta anualmente.


Brasil


   Um dia de verão, um copo de cerveja ou drink refrescante para acompanhar, um mergulho na água do mar ou do rio. Pode não parecer, mas há um erro aí.

   É o que dizem as duas organizações da área da saúde, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), que estão lançando uma campanha para alertar sobre o papel do álcool nos afogamentos – que matam mais de uma dezena de pessoas por dia no Brasil.

   Na verdade, os afogamentos, para os quais o álcool é considerado um importante fator de risco, são um tema que preocupa em todo o mundo. De acordo com a estimativa mais recente e consolidada da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2014, cerca de 370 mil pessoas morrem afogadas no planeta anualmente.

   Em números absolutos, o Brasil aparece neste relatório da OMS como o terceiro país com mais mortes por afogamentos (6.487, com ano base em 2011), atrás de Rússia (11.981, em 2010) e Japão (8.999, em 2011).

   Quando considerado o valor proporcional ao tamanho da população, que no Brasil foi de 3,3 mortes por 100 mil habitantes, o país se afasta das primeiras colocações e da média mundial (5,2). Mas, ainda assim, fica acima do panorama de países ricos (2,3 por 100 mil habitantes) e da região das Américas (3 por 100 mil habitantes).

 

 

 

 

 

 

Fonte: G1


26/12/2019
08:11
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp