ESTADO REFORÇA ADVOCACIA DATIVA E CRIA LEI DE PROCESSO ADMINISTRATIVO.

Notícias

ESTADO REFORÇA ADVOCACIA DATIVA E CRIA LEI DE PROCESSO ADMINISTRATIVO.

“O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou na última quarta-feira (18), no Palácio Iguaçu, dois projetos de lei amparados por sugestões pela Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, Seção Paraná.


Entretenimento


   Um deles propõe alterações na lei da advocacia dativa, para reforçar a atenção social em favor das populações mais vulneráveis. O outro institui uma legislação estadual para os processos administrativos, aqueles entre os órgãos e os servidores.

   O governador Ratinho Junior ressaltou a intenção de ampliar o programa de advogados dativos, que fazem o atendimento para pessoas carentes. Sobre o código de processo administrativo, ele afirmou que a ação ficará com um patrimônio do Paraná. Ratinho Junior destacou a aproximação com a OAB e lembrou que o Estado está à disposição para construir outros projetos.

   O projeto de lei que promove mudanças na lei de advocacia dativa, tem por objetivo regular ainda mais a atividade, acelerar os pagamentos e abrir a possibilidade de apoio para o polo ativo do processo.

   Atualmente, são cerca de 23 mil advogados em 161 comarcas. Os advogados dativos atuam em comarcas e varas onde a Defensoria Pública não consegue alcançar. Cássio Lisandro Telles, presidente da OAB Paraná, afirmou que o aprimoramento da advocacia dativa tem impacto social muito relevante, além possibilitar mais agilidade nos pagamentos. Apenas em 2019 foram atendidas mais de 96 mil pessoas, e mais de 72 milhões de reais foram liberados pelo Estado para custear as defesas.

 

Fonte: AEN PR.


23/12/2019
13:31
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp