Radar japonês de alta precisão monitora riscos de desastres naturais no Paraná

Notícias

Radar japonês de alta precisão monitora riscos de desastres naturais no Paraná

"A governadora Cida Borguetti recebeu na segunda-feira o certificado de funcionamento oficial do radar meteorológico Banda X.


Estadual


   Cedido ao Estado pela empresa Japan Radio Company, o equipamento de última geração, pioneiro no Brasil, foi doado ao Paraná pela companhia japonesa por meio de uma parceria entre o Estado e a Agência de Cooperação Internacional do Japão, firmada em 2016. O radar vai coletar as informações pluviométricas e fazer o cruzamento com dados de deslizamentos já ocorridos em um raio de 40 quilômetros da região de Curitiba.

   Com tecnologia para operar em micro-ondas de curto alcance, o que permite que os dados coletados sejam mais precisos, o radar é direcionado para grandes centros urbanos. O equipamento tem atualização da área monitorada a cada minuto e complementará o alcance dos dois aparelhos de grande porte já em funcionamento – um instalado em Teixeira Soares, no Centro-Sul do Estado, e outro em Cascavel, na região Oeste.

   O Paraná foi escolhido pela empresa para a instalação do radar de alta precisão porque tem uma sistemática compatível com a utilizada no Japão, que é referência mundial na prevenção de desastres naturais. 

   O radar Banda X chegou ao Paraná em outubro de 2017 e foi instalado na sede do Simepar, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, em dezembro do mesmo ano. Entre janeiro e meados de junho de 2018, passou por uma fase de adaptação, calibração das informações e testes.

   O equipamento será operado pelos técnicos do Simepar, em Curitiba, e pelos profissionais da empresa japonesa remotamente do Japão. Os dados coletados serão encaminhados para a Defesa Civil, responsável por monitorar as condições e, caso necessário, enviar os alertas aos municípios.

Fonte: AEN-PR


27/06/2018
08:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp