PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE ALIMENTOS CRESCE 8,9% NO ANO NO PARANÁ.

Notícias

PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE ALIMENTOS CRESCE 8,9% NO ANO NO PARANÁ.

"É o maior índice da série histórica do órgão de pesquisa nos primeiros dez meses do ano (2002-2019).


Estadual


   O Paraná registrou o maior crescimento da produção industrial de alimentos do País no ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre janeiro e outubro de 2019 a evolução foi de 8,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. É o maior índice da série histórica do órgão de pesquisa nos primeiros dez meses do ano (2002-2019).

   A evolução do Estado contrasta com a produção nacional de alimentos industrializados no período, que cresceu 1,6% e em apenas seis dos quinze locais pesquisados pelo IBGE (além do Paraná, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Goiás), e também pode ser medida na comparação de outubro com setembro, com crescimento de 19,5% - segundo melhor índice do País e à frente da produção nacional. O resultado ainda é positivo no acumulado dos últimos doze meses, com aumento de 5,4% na atividade.

   De acordo com o IBGE, produção industrial de alimentos envolve abate de carnes, fabricação de óleos, laticínios, moagem, beneficiamento de produtos, refino, torrefação de café e preservação de pescados, além de outros.

   O desempenho do Paraná auxilia as iniciativas do Governo do Estado de estimular o setor privado, em especial as cooperativas, a industrializarem os produtos agropecuários. Entre as ações de apoio estão programas de financiamento ao setor, concessão de benefícios fiscais, aplicação de política sanitária e capacitação técnica da produção.

 

 

 

Fonte: AEN-PR


21/12/2019
08:17
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp