EM MAIOR OU MENOR QUANTIDADE, TODOS OS 399 MUNICÍPIOS DO PARANÁ PRODUZEM LEITE.

Notícias

EM MAIOR OU MENOR QUANTIDADE, TODOS OS 399 MUNICÍPIOS DO PARANÁ PRODUZEM LEITE.

“Com produção presente, em maior ou menor escala, nos 399 municípios paranaenses, o leite é hoje um dos principais produtos do agronegócio no Paraná.


Estadual


   Segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal, do IBGE, desde 2015 o estado é a segunda unidade da federação que mais produz leite no país, com produção próxima dos 4,4 bilhões de litros por ano. Apenas Minas Gerais produz mais, com quase 9 bilhões de litros.

   Nas últimas décadas, a produção leiteira tem decolado no estado. Para que tamanho avanço fosse possível, foram necessários investimentos estatal e privado. Uma das principais iniciativas foi a criação de programas de incentivo para regiões que não tinham tradição leiteira, como o Sudoeste e o Noroeste do Estado. “O Sudoeste paranaense, nos últimos 10 anos, aumentou em mais de 100% a produção, foi a região que mais cresceu. Tivemos programas da Emater como o Leite do Sudoeste, que levou assistência técnica e linhas de financiamento. Tem também o Programa Leite das Crianças, que gera uma demanda diária e exige que a compra tem de ser de laticínio paranaense. E isso tudo auxiliou na produção”, explica o veterinário e técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) Fábio Peixoto Mezzadri.

   A Capital Nacional do Leite fica no Paraná. E o título da cidade é oficial. Desde o dia 27 de dezembro de 2017, quando foi publicada a Lei Federal nº 13.584 no Diário Oficial da União, um município do Paraná é considerado, oficialmente, a Capital Nacional do Leite. Trata-se de Castro, localizado na região dos Campos Gerais, que teve reconhecido o trabalho desenvolvido pelos produtores locais, que apresentam os mais elevados índices de produtividade do país - ao ponto de Minas Gerais, principal produtor brasileiro, que buscar os animais de Castro para usar em suas produções.

   Atualmente, todos os anos a cidade recebe o Agroleite, evento que reúne criadores da região e também de outros estados, com exposições e julgamento de pista de animais das raças Holandesa, Jersey e Girolando.

   O Paraná também tem feito avançar a produtividade de seus animais. Prova disso é que, de acordo com o Anuário do Leite, divulgado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em 2018 o Paraná apresentou a melhor produtividade, com média de 34,4 litros por vaca a cada dia. Castro, inclusive, é o principal destaque no assunto, conforme dados do IBGE, com produtividade média de 7.478 litros de leite por vaca/ano, muito acima da produtividade média brasileira, de 1.709 litros.




Fonte: Bem Paraná.


19/12/2019
08:23
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp