SECRETARIA DA SAÚDE DO PARANÁ NÃO RECOMENDA USO DE VENENO NO COMBATE DA DENGUE.

Notícias

SECRETARIA DA SAÚDE DO PARANÁ NÃO RECOMENDA USO DE VENENO NO COMBATE DA DENGUE.

"Ações de orientação e mutirões estão sendo feitos por diversos profissionais, pelas Regionais de Saúde do Estado


Estadual


   A Secretaria de Estado da Saúde destaca a importância e atenção ao cuidado com o mosquito transmissor da dengue, com uma forte campanha de orientação sobre a necessidade de eliminação dos criadouros do mosquito.

Ações de orientação e mutirões estão sendo feitos por diversos profissionais, pelas Regionais de Saúde do Estado, numa força tarefa, de forma permanente, para superar este cenário preocupante.

   É importante destacar também que a utilização de produtos químicos para a eliminação do vetor não mostrou resultado, especialmente o Malathion, que foi testado em todas as regiões do país, uma vez que o mosquito já está resistente ao insumo.

   O Ministério da Saúde, por meio das Notas Informativas nº 89 e nº 103, de 2019, desestimula a aplicação do controle químico por parte dos estados e municípios e incentiva a remoção mecânica dos criadouros.

   O produto, além de não acabar com os ovos e larvas do mosquito, pode trazer prejuízos à saúde e ao meio ambiente e, por isso, não é recomendado ou recomendado em situações específicas, conforme a Organização Mundial da Saúde.

   Somente hábitos de limpeza, retirada e eliminação de lixos, entulhos, qualquer objeto e recipientes que possam acumular água, devem ser removidos, principalmente em ambientes domésticos.

   O Governo do Paraná continua em alerta e todas as secretarias de Estado participam efetivamente de ações de orientação e informação à população.

   O Paraná registrou até a semana passada 1.869 casos confirmados de dengue e mais de 12 mil notificações para a doença. Este monitoramento começou em 28 de julho deste ano.

 

 

 

Fonte: Bem Paraná 


13/12/2019
09:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp