O perfil do consumidor mudou. Em vez dos artigos produzidos em grande escala industrial, aumentou a busca por produtos locais. Esse cenário é apresentado em estudo da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, que mostra a tendência dos consumidores, cada vez mais, rejeitarem o genérico, os produtos massificados. A preferência agora é comprar localmente, de pequenos produtores, desde a cerveja até o queijo.
E o Paraná entrou nessa nova era. A agricultura do estado tem participado desse ‘upgrade’. Um exemplo é a produção de cerveja e pão em Guarapuava.
Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, os investimentos tecnológicos das cooperativas paranaenses serão cerca de R$ 2 bilhões apenas neste ano. “Nós produzimos em quantidade e variedade, status que nos permite competir em grau de igualdade com os países desenvolvidos. Isso se deve à organização e ao olhar para a inovação das nossas cooperativas”, disse Ratinho Junior.
Outro exemplo é o caso da uva. Em novembro, o Governo lançou o programa de Desenvolvimento e Revitalização da Viticultura e da Agroindústria Vitícola no Paraná – Revitis, para apoiar a produção de uva no Estado e atender a demanda da agroindústria, que está em crescimento e que ainda depende do fornecimento da fruta de outros estados. O objetivo também é atender demanda gerada pelos consumidores diretos e incentivar o turismo rural.
Fonte: Bem Paraná