COPEL E UTFPR INAUGURAM ESTAÇÕES DE PESQUISAS EM ENERGIA SOLAR.

Notícias

COPEL E UTFPR INAUGURAM ESTAÇÕES DE PESQUISAS EM ENERGIA SOLAR.

"A rede de estações e a usina fotovoltaica foram contemplados na chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica


Estadual


   A Copel e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR inauguraram na segunda-feira (9), a rede de Estações de Pesquisa em Energia Solar, projeto que promete transformar o Estado em uma referência no campo da energia solar. A solenidade acontece no campus da UTFPR, sede Neoville, na CIC.

   Orçada em quase R$ 6 milhões, a rede consiste de estações instaladas em seis câmpus da UTFPR no Paraná: Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Medianeira, Campo Mourão e Cornélio Procópio. As estações permitirão analisar, com grande precisão, a variação da radiação solar ao longo do ano em diferentes regiões do Estado e indicarão também quais tecnologias de módulos fotovoltaicos são mais adequadas e vantajosas para cada região, de acordo com seu microclima.

   Também será inaugurada uma usina fotovoltaica instalada na sede centro do campus Curitiba da UTFPR, que vai gerar anualmente 115 mil kWh para o campus.

   A rede de estações e a usina fotovoltaica foram contemplados na chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, sob o nome Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”.

 

 

Fonte: Bem Paraná


10/12/2019
08:16
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp