COPEL DÁ DICAS PARA EVITAR ACIDENTES COM A DECORAÇÃO DE NATAL.

Notícias

COPEL DÁ DICAS PARA EVITAR ACIDENTES COM A DECORAÇÃO DE NATAL.

"Ao instalar ou manusear os enfeites, é preciso ter cuidado para evitar choque elétrico e curtos-circuitos


Estadual


   Dezembro é a época mais iluminada do ano, pois com a proximidade das festas de final de ano a decoração de Natal invade residências, empresas e, principalmente, o comércio em geral. Toda essa beleza que encanta crianças e adultos requer atenção especial à ligação elétrica de elementos de decoração. Ao instalar ou manusear os enfeites, é preciso ter cuidado para evitar choque elétrico e curtos-circuitos.

   A principal recomendação é para o momento da compra dos enfeites, que devem possuir certificação do Inmetro. É preciso verificar a procedência e a qualidade dos equipamentos que utilizam energia elétrica, principalmente os cordões de luzes.

   Importante também observar que há cordões de luz especialmente produzidos para uso externo, com maior resistência à ação da luz solar e de chuvas, assim como outros que podem ser utilizados na área interna da casa.

   “Outra questão de atenção é garantir que os enfeites que utilizam eletricidade sejam compatíveis com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel, o que evita a sobrecarga”, alerta Alessandro Maffei da Rosa, gerente da Segurança do Trabalho da Copel.

 

 

 

 

Fonte: AEN-PR


09/12/2019
08:26
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp