PIB DO BRASIL CRESCE 0,6% NO 3º TRIMESTRE, PUXADO PELO CONSUMO DAS FAMÍLIAS.

Notícias

PIB DO BRASIL CRESCE 0,6% NO 3º TRIMESTRE, PUXADO PELO CONSUMO DAS FAMÍLIAS.

“Resultado mostra leve aceleração do ritmo de recuperação da economia entre julho e setembro deste ano.


Economia


   O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,6% no 3º trimestre, na comparação com o 2º trimestre, puxado pelo consumo das famílias e pelo investimento privado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

   O resultado mostra uma leve aceleração da recuperação da economia entre julho e setembro, embora em ritmo ainda fraco e mais lento do que se esperava no início do ano.

   O IBGE revisou o resultado do PIB do 2º trimestre, para uma alta 0,5%, ante leitura anterior de avanço de 0,4%. Já o resultado do 1º trimestre foi revisado para uma estabilidade, em vez de queda de 0,1%.

   O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

   O consumo das famílias, que representa mais de 60% do peso do PIB, acelerou para uma alta de 0,8% no 3º trimestre, após um avanço de 0,6% no 1º trimestre e de 0,2% no 2º trimestre. Foi o melhor resultado desde o 3º trimestre de 2018, quando também avançou 0,8%.

   Entre os fatores que têm contribuído para um maior consumo, os analistas citam a queda da taxa básica de juros (Selic), a inflação baixa, expansão do crédito, início dos saques do FGTS – que poderão injetar até o final do ano cerca de R$ 30 bilhões na economia – e de recuperação do mercado de trabalho, ainda que lenta e puxada pela informalidade, que tem feito aumentar a massa salarial e o número de brasileiros ocupados e com alguma renda.

 

Fonte: G1.


07/12/2019
08:35
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp