BACIAS HIDROGRÁFICAS DO PARANÁ ABRIGAM BELEZAS E POTENCIAL TURÍSTICO

Notícias

BACIAS HIDROGRÁFICAS DO PARANÁ ABRIGAM BELEZAS E POTENCIAL TURÍSTICO

"


Estadual


   Melhorar o conhecimento público sobre a importância da água e seu uso faz parte da política do Governo do Estado para fortalecer as ações de preservação dos recursos naturais. “É dever do Estado gerenciar as bacias hidrográficas e garantir a sua preservação”, afirma o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

   Ele destaca que, além de garantir a sobrevivência de todas as espécies e dar suporte às mais diversas atividades, as 16 bacias hidrográficas do Paraná, que somam 196 mil quilômetros quadrados de extensão, são também recursos naturais de grande potencial turístico. Cada unidade possui características e atrativos próprios, como cataratas, incluindo as do Iguaçu; quedas, cachoeiras e saltos apropriados a esportes e grande extensão de praias de água doce.

   Os recursos hídricos se destinam a abastecimento público e esgotamento sanitário, uso industrial, irrigação agrícola, produção de energia elétrica, navegação, atividades de lazer e recreação e a preservação da vida aquática. Estima-se que no planeta há cerca de 1,39 bilhão de quilômetros cúbicos de água. O Brasil concentra aproximadamente 12% dessa água.

   No Estado do Paraná, o maior consumo de água se dá para o abastecimento público, com 44% do total, seguido da demanda industrial com 24%, agricultura 20% e pecuária, com 12%.

   A gestão dos recursos hídricos é realizada pelo Instituto das Águas do Paraná. O gerenciamento das 16 bacias, especificamente, é de competência dos 8 Comitês de Bacias Hidrográficas, vinculados ao órgão.



Fonte:http://www.aen.pr.gov.br


02/12/2019
08:38
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp