TECPAR E UNIOESTE FARÃO PESQUISA SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS.

Notícias

TECPAR E UNIOESTE FARÃO PESQUISA SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS.

"O termo que formaliza a cessão foi assinado pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado


Estadual


   O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai fornecer equipamentos que serão usados para pesquisas na área de biocombustíveis na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel. O termo que formaliza a cessão foi assinado pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e o reitor da Unioeste, Paulo Sergio Wolff. Serão transferidos para a Unioeste 58 equipamentos para produção de biodiesel em pequena escala, que faziam parte da usina-piloto de biodiesel do instituto.

   O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca a importância da proximidade entre instituto de pesquisa e universidades. “É fundamental que institutos de pesquisa e academia trabalhem juntos para desenvolver pesquisas nas mais diversas áreas, com o objetivo de fomentar a inovação no Estado. Essa aliança promove o desenvolvimento do Paraná, com foco na geração de emprego e renda em todas as regiões”, pontua.

   A área de energias renováveis é estratégica para o Tecpar, uma vez que o instituto é responsável pela secretaria-executiva do Smart Energy, que mobiliza as competências que o Estado e a sociedade têm e busca desenvolver o setor energético do ponto de vista econômico, ambiental e social.

   Para fomentar novas parcerias na área, o Tecpar lançou o programa de Living Lab, que vai transformar o Campus CIC em um ecossistema de inovação aberto. O objetivo é usar o espaço como um laboratório a céu aberto para testar ideias de serviços ou produtos tecnológicos e avaliar a sua eficiência.

   O Living Lab Tecpar integra a estrutura de Parques Tecnológicos do Paraná e será uma plataforma para empresas testarem novas tecnologias nas áreas de energia, agricultura, pecuária, indústria, saúde e smart cities (cidades inteligentes).

   O edital está aberto até janeiro e é voltado para instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil.

 

 

 

Fonte: AEN-PR 


29/11/2019
09:51
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp