GOVERNADOR PROMOVE O ESTADO NO PARANÁ DAY DA ESPANHA

Notícias

GOVERNADOR PROMOVE O ESTADO NO PARANÁ DAY DA ESPANHA

"A apresentação do governador destacou a qualidade da produção agropecuária paranaense


Estadual


   O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou a empresários, diplomatas e investidores espanhóis os principais potenciais do Estado e as oportunidades de negócio em diversas áreas. A exposição ocorreu durante o Paraná Day realizado em Madri, que contou com apoio do Centro de Comércio Brasil-Espanha e do Banco Santander. Foi o segundo Paraná Day internacional - o primeiro foi em Nova York (EUA), em julho.

   A apresentação do governador destacou a qualidade da produção agropecuária paranaense, o cenário logístico, o bom relacionamento com o governo federal, a retomada da economia estadual, o cenário energético positivo da Copel, Itaipu e empresas que operam com biogás, e os investimentos planejados para a próxima década em infraestrutura e turismo.

   Ratinho Junior disse que o objetivo do encontro foi estreitar a ligação entre o Paraná e a Espanha, mas também aproximar o Estado da comunidade europeia. “Brasil e Espanha têm grande ligação histórica e a ideia é estreitar e fortalecer ainda mais esses laços comerciais e tecnológicos. Pretendemos estabelecer essa reciprocidade comercial também com a União Europeia”, afirmou o governador.

   Na exposição, o governador citou que o Paraná tem uma das maiores economias do País e é um Estado dinâmico, organizado e bem localizado, com acesso privilegiado aos principais centros consumidores do Cone Sul (São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile).

   A balança comercial de 2018 entre Brasil e Espanha apontou superavit e atingiu pico mais alto da série histórica dos últimos dez anos: as exportações somaram US$ 5,13 bilhões, principalmente em petróleo, soja, milho e minérios concentrados, e as importações atingiram US$ 2,94 bilhões, principalmente de naftas (usadas na indústria petroquímica), produtos manufaturados e medicamentos.

 

 Fonte: AEN


27/11/2019
08:29
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp