ANEEL PODE ADOTAR PROJETOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ

Notícias

ANEEL PODE ADOTAR PROJETOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ

"O projeto-piloto vem ao encontro da intenção da agência reguladora de fomentar novas tecnologias na área de distribuição de energia.


Estadual


   Uma comitiva de diretores e superintendentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) conheceram na última semana as inovações que a Copel está implementando em suas redes de distribuição no Paraná. A visita começou na segunda (18) em Ipiranga – primeira cidade do Brasil com medidores de energia inteligentes – e terminou na terça (19) no Smart Copel, agência modelo e centro de operações integrado da Companhia.

   As 5 mil unidades consumidoras urbanas e rurais de Ipiranga, a 175 quilômetros de Curitiba, contam com medidores inteligentes há pouco mais de um ano.

   Segundo o diretor da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto, o projeto-piloto vem ao encontro da intenção da agência reguladora de fomentar novas tecnologias na área de distribuição de energia.

   Em Ipiranga, a comitiva colheu importantes argumentos para implantação de smarts grids no sistema elétrico brasileiro. O diretor de distribuição da Copel, Maximiliano Orfali, apresentou números colhidos no projeto-piloto, como a melhora de 42% na qualidade de fornecimento de energia, redução de 70% no custo operacional da empresa na cidade e 8 mil ligações a menos, anualmente, no atendimento telefônico.

   Na visita ao Smart Copel, os membros da comitiva da Aneel conheceram uma modalidade de atendimento pioneira no Brasil, na qual o cliente é encaminhado prioritariamente, por meio de autoatendimento, ao ambiente – automatizado ou presencial – mais adequado à sua necessidade. No mesmo local, visitaram o centro de operações da distribuição e o setor de telemedição, que controla os medidores inteligentes de energia implantados em Ipiranga.

   O diretor de distribuição apresentou também o recém-lançado programa Transformação, que prevê mais de R$ 3 bilhões em investimentos até 2025.

 

 

 

Fonte:http://www.aen.pr.gov.br


27/11/2019
08:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp