CÂNCER DE MAMA TAMBÉM ATINGE HOMENS E DIAGNÓSTICO PRECOCE É ESSENCIAL.

Notícias

CÂNCER DE MAMA TAMBÉM ATINGE HOMENS E DIAGNÓSTICO PRECOCE É ESSENCIAL.

"Quanto mais cedo houver um diagnóstico, maior a chance de cura


Saúde


   Novembro Azul é a referência ao mês dedicado à mobilização contra o câncer de próstata, a segunda maior causa de mortes pela doença entre os homens no Brasil. Mas um fato muitas vezes relegado a segundo plano na mobilização do mês anterior (Outubro Rosa), e que também merece atenção, é que os homens são acometidos, também pelo câncer de mama.

   Como em outros tipos de câncer, quanto mais cedo houver um diagnóstico, maior a chance de cura. Tanto homens como mulheres devem se atentar a ocorrências na família.

   Segundo a Secretaria da Saúde do Paraná, neste ano, até setembro, 16 homens foram diagnosticados com câncer de mama no Estado. Os tumores mamários entre os homens acontece em menor escala, mas mesmo assim não dispensa atenção. Entre 2014 e setembro deste ano, 137 homens receberam o diagnóstico no Paraná, contra 13.331 mulheres. Os resultados costumam variar entre 0,9% e 1,2% dos números absolutos de câncer de mama no Estado.

   De acordo com o DataSus, sistema de tecnologia da informação do Sistema Único de Saúde (SUS), de 2018 até agosto desse ano, foram realizados 28.221 exames ou biópsias que diagnosticaram o câncer de mama tanto em mulheres como em homens no Brasil. Destes, 234 são casos masculinos.

   Homens com idade entre 55 os 59 anos são os mais atingidos pela doença, com 35 casos confirmados nessa faixa etária. Porém, também foram registrados casos entre jovens e idosos.

 

 

 

Fonte: AEN-PR


25/11/2019
08:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp