SECRETARIA DE SAÚDE ACOMPANHA CASO SUSPEITO DE MENINGITE EM LARANJEIRAS DO SUL.

Notícias

SECRETARIA DE SAÚDE ACOMPANHA CASO SUSPEITO DE MENINGITE EM LARANJEIRAS DO SUL.

“A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nota sobre dois casos de Meningite em Laranjeiras do Sul. Um foi confirmado e o outro, o exame foi enviado ao Laboratório Lacen em Curitiba.


Local


   A Meningite, é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges e podem também ser provocadas por fungos. É uma doença que atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas, frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria, sendo a meningite bacteriana a forma mais grave desta doença.

   Os sintomas são: Febre alta e persistente, dor de cabeça por vezes insuportável, dor na nuca podendo ocasionar rigidez no pescoço, vômitos, perda do apetite, sonolência, confusão mental, agitação, grande sensibilidade à luz. Pode apresentar ainda manchas no corpo, diarreia, crises convulsivas, coma. As crianças normalmente permanecem quietas, pouco ativas. No caso das meningites bacterianas a evolução é muito rápida, podendo agravar em horas.

   Alguns cuidados que a população deve ter o ano inteiro

- Lavar as mãos frequentemente

- Proteger nariz e a boca com o braço ao espirrar ou tossir

- Não secar as mãos em toalhas úmidas. Em local coletivo utilizar de toalhas descartáveis

- Evitar locais fechados e aglomerados

- Manter o ambiente limpo e arejado

 

 

 

 

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul


22/11/2019
08:18
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp