DIABETES É A DOENÇA RESPONSÁVEL POR 85% DAS AMPUTAÇÕES DE MEMBROS INFERIORES.

Notícias

DIABETES É A DOENÇA RESPONSÁVEL POR 85% DAS AMPUTAÇÕES DE MEMBROS INFERIORES.

"Mais de 70 mil cirurgias de amputação foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde"


Saúde


   Entre 2011 e 2016 mais de 70 mil cirurgias de amputação foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devido à diabetes. Ottobock possui reabilitação pioneira com prótese que possui tecnologia exclusiva para casos de amputações de pessoa com diabetes.

   Os números são assustadores e as projeções também. O estilo de vida atual, com alto índice de sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, má alimentação e poluição do ar, é fator de risco que impulsiona o crescimento da incidência das doenças crônicas. A obesidade, principalmente, está entre as principais causas do diabetes, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes e a OMS.

   A diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), que afeta a capacidade de cicatrização de feridas no corpo. Em artigo publicado no International Wound Journal, dados apontam que até 2025, mais de 125 milhões de pessoas desenvolverão úlceras diabéticas e mais de 20 milhões serão submetidos a uma amputação em todo o mundo.

   E isso acontece em decorrência da doença arterial periférica, típica da diabete e que ocasiona o chamado pé diabético. Ou seja, há uma predisposição a desenvolver úlceras e infecções, o que pode levar à amputação. O diabetes mellitus afeta 30% das pessoas acima de 40 anos de idade.

 

 

 

 

Fonte: Bem Paraná 


14/11/2019
08:21
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp