SIMEPAR FARÁ ALERTA DE CHEIAS PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Notícias

SIMEPAR FARÁ ALERTA DE CHEIAS PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Simepar ira atuar no sistema de alerta de cheias para o estado do Rio de Janeiro


Estadual


   O Sistema Tecnológico e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) foi contratado pelo Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) para atuar no sistema de alerta de cheias daquele Estado. A prestação de serviços teve início nesta semana.

   Cabe ao Simepar gerenciar uma equipe técnica composta por cinco meteorologistas, um engenheiro hidrólogo e um analista de tecnologia de informação, responsáveis pelo monitoramento ininterrupto das condições meteorológicas e pela emissão de alertas de risco de cheias.

   São cinco estágios de classificação: vigilância, atenção, alerta, alerta máximo e transbordamento. Essas informações possibilitam que as autoridades locais tomem decisões e mobilizem recursos a fim de minimizar perdas humanas e materiais. Na época seca, será monitorado o risco de incêndios.

   Para subsidiar esse trabalho, o Rio de Janeiro mantém dois radares meteorológicos instalados no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense em Macaé e na Fazenda Modelo em Guaratiba, na Zona Oeste, além de uma rede de estações hidrometeorológicas nas bacias hidrográficas. A sala de situação em que essa equipe atua está localizada no Rio de Janeiro, com suporte técnico do setor operacional do Simepar em Curitiba.

   “Este contrato está em sintonia com o planejamento de negócios do Simepar e permitirá o conhecimento de sistemas de alerta hidrometeorológico implantados em outras regiões do país”, afirma o diretor-presidente do Simepar, Eduardo Alvim Leite. Segundo ele, o que houver de inovador será trazido ao Paraná.

   Para o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o Simepar dá um grande suporte para o desenvolvimento de ações no Estado. “O Simepar é a nossa ferramenta tecnológica, que coloca o nosso Estado em outro patamar e agora expandirá seus serviços no Rio”.

 

 

 

Fonte: AEN-PR


07/11/2019
08:11
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp