PARANÁ REGISTRA UM CASO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER A CADA 36 MINUTOS.

Notícias

PARANÁ REGISTRA UM CASO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER A CADA 36 MINUTOS.

"Violência física é a mais praticada contra as mulheres e corresponde a 54,9% das notificações.


Estadual


   Apesar da repercussão alcançada por este caso, episódios de violência contra a mulher são mais comuns do que se poderia imaginar no Paraná. É o que revelam dados do Ministério da Saúde, os quais apontam que, em média, uma notificação de agressão contra a mulher é registrada a cada 36 minutos no estado.

   Entre os anos de 2013 e 2017 (último ano com dados disponíveis ao público no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan), um total de 72.966 casos suspeitos ou confirmados foram notificados por profissionais de saúde no Paraná.

   No Brasil, inclusive, a notificação desses casos é compulsória, ou seja, obrigatória. Se a vítima for uma mulher adulta (e que não idosas nem deficientes), não há previsão legal para qualquer tipo de comunicação e acionamento de órgão de Segurança Pública. Isso significa, também, que se a pessoa não deseja registrar o boletim de ocorrência, sua vontade deverá ser respeitada, sem prejuízo ao atendimento integral à saúde e de todas as orientações necessárias sobre os seus direitos.

   Voltando aos dados, o tipo de violência mais comum contra as mulheres é justamente a física. No Paraná, 40.083 (54,9% das notificações) dizem respeito a esse tipo de violência.

   O dado que mais chama a atenção, no entanto, é que os casos de violência estão se tornando mais comuns. Em 2016, por exemplo, haviam sido registradas 15.591 notificações. Em 2017, já foram 20.273 – um crescimento de 30%.

 

 

 

Fonte: Bem Paraná 


01/11/2019
08:39
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp