BAIXO ÍNDICE DE VACINAÇÃO AMEAÇA ‘RESSUSCITAR’ DOENÇAS ESQUECIDAS NO PARANÁ.

Notícias

BAIXO ÍNDICE DE VACINAÇÃO AMEAÇA ‘RESSUSCITAR’ DOENÇAS ESQUECIDAS NO PARANÁ.

“Há 20 anos o Paraná não registrava casos de sarampo. Isso porque em 2019, em decorrência do baixo índice de imunização, a doença acabou ‘ressuscitando’


Saúde


   A boa notícia é que o episódio pode servir de alerta à população, para não permitir que outras doenças, como a poliomielite (cujo último caso foi registrado há 33 anos no Paraná), voltem a ser diagnosticadas no estado. Tal alerta se faz necessário em decorrência na redução da cobertura vacinal de diversas doenças.

   Para Fernanda Crosewski, técnica do Programa de Imunização da Sesa, essa queda na cobertura vacinal tem a ver com o próprio sucesso do programa de imunização no estado. “Costumamos dizer que o programa de imunização é vítima do seu próprio sucesso. Atribuímos (a queda), até de outras vacinações, à própria ausência da doença. A população em geral se alimenta pelo medo”, cita a especialista.

   Como exemplo, inclusive, ela cita o próprio caso do sarampo. “Sarampo teve queda na cobertura nos últimos anos e a reintrodução da doença no estado foi pela baixa cobertura. Quando confirmou (o primeiro caso), teve explosão (da procura) nas unidades. Então a ausência de casos faz com que diminua a procura por vacinação”, explica.

   Ainda segundo a técnica do Programa de Imunização da Sesa, a principal medida que tem sido tomada para se reverter o quadro de baixa na cobertura vacinal é o combate à desinformação. A ideia, explica Fernanda, é que a pessoa precisa entender que se vacinar faz parte do processo de autocuidado e prevenção.

   “O Esclarecimento é fundamental para conscientizar a população da importância de manter a vacinação em dia. Tirar o mito de que vacinação é coisa de criança. Vai do nascimento até a população mais idosa, todas as fases da vida têm calendário específico. E não à toa esse calendário existe, é de acordo com o risco”, aponta a especialista.

 

Fonte: Bem Paraná.


31/10/2019
08:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp