O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) assinaram na sede do banco em Curitiba (PR), um acordo de cooperação técnica para facilitar o acesso de produtores agroindustriais do Sul do Brasil a crédito voltado à produção de biogás e biometano no setor.
Pelo acordo, o BRDE se compromete a apoiar a Unido na criação de instrumentos que facilitarão o acesso a serviços financeiros por parte de produtores e fornecedores ligados à cadeia produtiva e tecnológica do biogás.
A parceria também inclui a construção de ferramentas de suporte à elaboração e avaliação de modelos e planos de negócios específicos para o setor.
Assinaram a cooperação o representante da Unido para o Brasil e a Venezuela, Alessandro Amadio; o diretor-presidente do BRDE, Marcelo Haendchen Dutra, e o diretor de Operações do banco, Wilson Bley Lipski.
A parceria faz parte das ações do projeto GEF Biogás Brasil (Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira), implementado pela Unido, em conjunto com o governo federal, instituições privadas, universidades e entidades setoriais.
O objetivo do projeto e do acordo de cooperação técnica é estimular a utilização do biogás como fonte energética sustentável, reduzir a dependência nacional em relação a combustíveis fósseis, estimular a competitividade do setor agroindustrial brasileiro e diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
Fonte: AEN-PR -