AGRONEGÓCIO DO PARANÁ MANTÉM RITMO DE CRESCIMENTO, SEGUNDO CENSO.

Notícias

AGRONEGÓCIO DO PARANÁ MANTÉM RITMO DE CRESCIMENTO, SEGUNDO CENSO.

Paraná mantém crescimento e disputa pela liderança em segmentos importantes do agronegócio


Estadual


   O Paraná mantém crescimento vertiginoso e diversificado no agronegócio, com margem para ampliar ainda mais o faturamento e a geração de emprego a partir da industrialização, segundo dados do Censo Agropecuário 2017, apresentado na última sexta-feira (25) para todo o País no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

   O recorte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra o Estado entre os cinco maiores produtores do Brasil, na disputa pela liderança em segmentos importantes como soja, milho e suinocultura, e em primeiro lugar na avicultura. “A nossa agricultura tem produzido em escala e com qualidade mesmo em espaço reduzido”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

   Ele destacou que o agronegócio é a principal matriz econômica do Paraná e que o Estado produz de maneira diversificada e estratégica. “Nós ainda concentramos 85% da produção em pequenas propriedades, onde a agricultura familiar é muito forte”, afirmou.

   Norberto Ortigara, secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, complementou que o agronegócio paranaense cresceu nas últimas décadas mesmo diante de oscilações na economia. “Continuamos fortes e diversificamos a produção para horticultura e fruticultura. Nos tornamos líderes na produção de proteínas. O campo continua se desenvolvendo, mesmo entre os altos e baixos da economia e das crises mundiais.

   O secretário também comemorou a escolha do Paraná como base de apresentação dos dados nacionais, o que sinaliza a relevância da cadeia produtiva estadual. Agora vamos iniciar um processo de industrialização mais acelerado”, complementou.

   Os dados completos podem ser acessados em https://ibge.gov.br/.

 

Fonte: AEN PR.


30/10/2019
08:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp