Paraná confirma caso importado de raiva humana

Notícias

Paraná confirma caso importado de raiva humana

"Primeiro caso registrado desde 1987


Estadual


   O acidente aconteceu no início de janeiro deste ano em área rural de Ubatuba, no Estado de São Paulo, e o paciente demorou a procurar atendimento.

   O jovem de 24 anos foi mordido por um morcego enquanto dormia em Ubatuba, São Paulo, no dia 3 de janeiro, e não procurou atendimento imediato na cidade do interior paulista. Na volta ao Paraná, o morador de Colombo na região metropolitana de Curitiba,  buscou a unidade de saúde no dia 15 de janeiro, quando foi prescrita a aplicação de quatro doses da vacina antirrábica. No entanto, o jovem só tomou duas doses.

   No dia 19 de fevereiro, o rapaz procurou o pronto-atendimento do Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, também na Região Metropolitana de Curitiba, quando foi internado já com sintomas de agravamento, como febre alta, dor toráxica, formigamento pelo corpo, dor nos nervos, entre outros. O paciente permaneceu internado, sendo transferido posteriormente para UTI e, apesar do tratamento, morreu no dia 9 de março.

   A raiva humana é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta o sistema nervoso. Estima-se que sejam registrados no mundo mais de 50 mil casos por ano, sobretudo em países da África e da Ásia. Atualmente no Brasil, o estado do Pará registra casos da doença transmitida por morcegos.

   A transmissão da raiva humana ocorre através do contato de um mamífero infectado com o homem. A maioria dos acidentes acontece pela mordedura de cães, gatos ou contato com morcegos. Nesses casos, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente a uma unidade de saúde para iniciar o tratamento profilático.



Fonte: AEN-PR / Bem Paraná


22/06/2018
08:21
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp