COM PROBLEMA DE FORNECIMENTO, VACINA PENTAVALENTE ESTÁ EM FALTA NA REDE PÚBLICA.

Notícias

COM PROBLEMA DE FORNECIMENTO, VACINA PENTAVALENTE ESTÁ EM FALTA NA REDE PÚBLICA.

“O abastecimento está interrompido desde o mês de julho.


Saúde


   A Secretaria de Saúde, por meio do setor de Epidemiologia, divulgou uma nota, informando que continua desabastecido e sem previsão de chegada da vacina pentavalente, que previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite.  O Ministério da Saúde, é responsável pela compra e distribuição das doses aos estados, que depois repassam aos municípios. A vacina é aplicada nas crianças aos dois, quatro e seis meses de idade. 

   De acordo com a nota, o Ministério da Saúde recolheu todas as doses da vacina, que foram reprovadas em testes de qualidade realizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e, por isso, as compras com o antigo fornecedor foram interrompidas. Ainda de acordo com o órgão, não há disponibilidade imediata da vacina e, desde agosto, a compra de 6,6 milhões de doses para todo o país começou a chegar de forma escalonada. A previsão é que o abastecimento volte à normalidade a partir de novembro. Portanto, não é só Laranjeiras do Sul que sente a falta da vacina, mas sim, em todo o país o abastecimento está interrompido desde o mês de julho. 

   “As unidades de saúde do município estão realizando as outras vacinas conforme o calendário de imunização. Assim que a vacina estiver disponível nas salas faremos a divulgação. Pedimos a colaboração e compreensão de todos e em casos de dúvidas procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou o setor da vigilância epidemiológica pelo telefone 3635-4903”, afirmou a Enfermeira responsável pelo setor de Epidemiologia Patrícia Massuqueto.

 

 

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul


18/10/2019
08:28
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp