Inverno deste ano entra frio e sem chuvas, segundo o Simepar

Notícias

Inverno deste ano entra frio e sem chuvas, segundo o Simepar

O inverno começa hoje e termina no dia 22 de setembro, com expectativa de clima mais frio e seco que no ano passado.


Estadual


   No primeiro dia da estação, o Paraná fica com o tempo nublado e as temperaturas amenas. Nesta sexta, as temperaturas sobem um pouco em todas as regiões, exceto no Sul onde podem ter ligeira queda.

   Segundo a previsão do Simepar, o fim de semana promete tempo instável. A diminuição do volume de chuvas é algo comum no inverno paranaense e, neste ano, o volume deve ser ainda menor. É o que explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

   As temperaturas neste inverno devem seguir a tendência da normalidade, ao contrário do ano passado, quando ficaram acima da média. Em julho, a média histórica de temperaturas é de 9 graus na região Sul do Estado e 17 graus na região Noroeste. Em relação à agricultura, no inverno as chuvas e as baixas temperaturas favorecem o desenvolvimento normal da cultura com boa produtividade.

   Porém, de acordo com o Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, o trigo semeado em abril e maio não apresentou bom desenvolvimento inicial em diversas regiões do Estado por conta da seca. A cultura que mais sofreu com a seca foi o milho safrinha. Os produtores de culturas como o café devem acompanhar o serviço Alerta Geada para proteger as mudas de até seis meses no campo e os viveiros de café. O serviço é gratuito e emite previsões com antecedência de 48 e 24 horas, ajudando os agricultores a reduzirem perdas. Boletins são divulgados nas redes sociais e páginas www.simepar.br e www.iapar.br.

 

 

Fonte: AEN-PR


21/06/2018
08:36
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp