PARANÁ TERÁ POLÍTICA DE CUIDADOS DA MULHER EM TODAS AS FASES DA VIDA.

Notícias

PARANÁ TERÁ POLÍTICA DE CUIDADOS DA MULHER EM TODAS AS FASES DA VIDA.

“Iniciativa foi determinada pelo governador Ratinho Junior e vai consolidar avanços em diversos campos e não apenas na atenção materno-infantil.


Estadual


   A Secretaria da Saúde do Paraná vai formatar a partir dos próximos meses uma política estadual duradoura de atenção à saúde da mulher. O objetivo é consolidar os cuidados em todas as suas fases de vida e não apenas na atenção materno-infantil. A iniciativa foi determinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e formalizada em despacho assinado no dia 1.º de outubro.

   A política deve buscar a consolidação dos avanços no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, com ênfase na melhoria da atenção obstétrica, no planejamento familiar, na atenção ao abortamento inseguro e no combate à violência doméstica e sexual.

   A meta é abrir um leque para que a atenção à mulher contemple, além das campanhas mais incisivas sobre câncer de mama e colo de útero e gestão materno-infantil, também o planejamento reprodutivo (métodos contraceptivos), atenção obstétrica (pré-natal, parto, puerpério, urgências e emergências obstétricas e aborto), vigilância epidemiológica do óbito materno, violência sexual e doméstica, climatério, gênero, saúde mental, feminilização da Aids e infecções sexualmente transmissíveis.

 

 

 

 

|Fonte: AEN-PR 


11/10/2019
15:15
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp