Dias frios exigem atenção redobrada com aquecedores a gás

Notícias

Dias frios exigem atenção redobrada com aquecedores a gás

Com a queda das temperaturas a tendência é que as pessoas deixem portas e janelas fechadas por mais tempo para manter o calor dentro de casa.


Entretenimento


   Mas para quem possui equipamentos a gás o cuidado precisa ser redobrado. Ambientes mal ventilados se tornam o cenário ideal para o acúmulo de um gás tóxico: o monóxido de carbono. Sem cor e sem cheiro, este gás é de difícil percepção e sua inalação pode ser fatal.

   É importante verificar se a chama dos equipamentos é de cor azul. Se ela estiver com outra coloração, como amarela, alaranjada ou roxa, o funcionamento pode estar comprometido. Não é indicado usar fornalhas e fornos de cozinha para esquentar o ambiente. Outro fator para garantir a segurança no uso dos equipamentos é assegurar, durante os projetos de engenharia, a ventilação adequada das áreas onde estes aparelhos vão ser instalados, assim como a correta instalação das chaminés, de acordo com medidas e ângulos padronizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

   A falta de ventilação e a má instalação dos aparelhos a gás, principalmente aquecedores de água, são, segundo o Corpo de Bombeiros, as maiores causas de acidentes com monóxido de carbono em edificações. Por isso, é indicado verificar as instalações dos dutos da chaminé, que podem sofrer desgaste com o acúmulo de vapor de água; a pressão; os bicos de entrada do gás e da água, além dos queimadores.

 

 

 

Fonte: AEN-PR 


21/06/2018
08:29
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp