MAIOR PRODUÇÃO DO PAÍS, ERVA-MATE ENVOLVE 100 MIL FAMÍLIAS NO PARANÁ.

Notícias

MAIOR PRODUÇÃO DO PAÍS, ERVA-MATE ENVOLVE 100 MIL FAMÍLIAS NO PARANÁ.

“O Paraná concentrou 87% de toda a produção de erva-mate do País no ano de 2018."


Estadual


   Do total de 393 mil toneladas, 345 mil saíram do Estado, especialmente da região Centro-Sul, segundo dados divulgados pelo IBGE.

   O setor tem forte impacto social, garantindo emprego e renda para ao menos 100 mil famílias no Estado, de acordo com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. São Mateus do Sul foi o município que registrou o maior volume de erva-mate extrativa no ano, com 70 mil toneladas, o que representa 17,8% do total nacional. A cidade, sozinha, produz mais do que os dois outros Estados do Sul no ranking nacional, somados.

   O cultivo movimentou 468 milhões de reais em 2018 no Brasil. São paranaenses, as dez cidades que mais produziram no ano passado. Além de São Mateus do Sul, se destacaram Cruz Machado, General Carneiro, Bituruna, Paula Freitas, Inácio Martins, Palmas, União da Vitória, Irati e Pinhão.

   A erva-mate é o principal produto florestal não madeireiro e o cultivo é totalmente agroecológico. Por ser plantada na maior parte do Paraná em áreas sombreadas, não exige desmatamento e nem emite carbono. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca a implementação de políticas públicas para incentivar ainda mais o cultivo da erva-mate. A ideia, conforme explica o governador, é fomentar, melhorar a renda das famílias, produzir alimentos cada vez mais saudáveis e fazer com que a agricultura familiar possa industrializar esses alimentos.

   O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara ressaltou que há um capricho todo especial dos agricultores paranaenses em relação ao adensamento, o que permitiu ganhar um selo de qualidade, mostrando que aquela erva é um produto diferenciado de determinada região do Estado.

   Ao todo, 136 cidades cultivam erva-mate no Paraná. Como forma de estimular ainda mais o consumo da erva-mate no Estado, a secretaria de Educação e Esporte estuda a inclusão do chá na merenda escolar. A proposta já recebeu sinalização positiva do Governador Ratinho Junior e está em fase final de elaboração.

   No Brasil, 96% do consumo da erva-mate é para chimarrão e 4% em chás e outros usos.




Fonte: AEN PR.


09/10/2019
08:14
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp