IPEM-PR ALERTA PARA CUIDADOS NA COMPRA DE BRINQUEDOS.

Notícias

IPEM-PR ALERTA PARA CUIDADOS NA COMPRA DE BRINQUEDOS.

“Além da certificação do Inmetro, o Instituto de Pesos de Medidas do Paraná (Ipem-PR) dá outras orientações para garantir a saúde e a segurança das crianças, evitando riscos de sufocamento, intoxicação e propagação de chamas. Confira.


Estadual


   O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) alerta sobre os cuidados necessários na compra de presentes para o Dia das Crianças. É necessário verificar se os produtos seguem algumas normas para garantir a segurança e a saúde dos pequenos.

   A primeira dica é observar se o brinquedo é um produto certificado, que deve trazer o Selo de Identificação da Conformidade, aquele com a marca do Inmetro. Caso não tenha, além de ser um produto ilegal e cuja comercialização é proibida no país, pode colocar em risco a saúde e a segurança das crianças. A faixa etária à qual se destina é outro item importante a ser observado.

   Segundo o presidente do Ipem-PR, Rubico Camargo, um brinquedo fabricado sem obedecer as normas de segurança pode conter, por exemplo, uma tinta imprópria para brinquedos, ou mesmo possuir componentes que contaminariam o organismo da criança.

   O gerente de Fiscalização do instituto, Roberto Tamari, destaca que nos produtos que estão fora da conformidade, e que não possuem o selo do Inmetro, há o risco de haver partes pequenas que ao se desprender acabam sendo engolidas ou inaladas, causando sufocamento – partes cortantes às vezes não aparentes podem causar ferimentos. Outro risco dos brinquedos sem certificação é a possibilidade de propagar chamas ou emitir ruídos exagerados.

 

 

 

 

Fonte: AEN-PR 


08/10/2019
08:24
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp