Brasil pode se tornar grande exportador de petróleo, diz executivo

Notícias

Brasil pode se tornar grande exportador de petróleo, diz executivo

O Brasil poderá ser um dos cinco maiores exportadores de petróleo em 2026.


Brasil


   A expectativa do diretor de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), José Mauro Ferreira Coelho, se baseia na combinação do crescimento da produção com a falta de expansão da área de refino no país.

   Ele disse que o aumento da produção tem se repetido e a perspectiva é que prossiga neste ritmo nos próximos anos. Estudos da EPE indicam que, em 2026, o país vai atingir 5 milhões e 200 mil barris de petróleo (óleo e gás) por dia, enquanto o parque de refino tem capacidade de processar cerca de 2 milhões e 200 mil barris.

   Atualmente, o Brasil faz parte da lista dos dez países maiores produtores de petróleo. De acordo com números Agência Internacional de Energia (International Energy Agency, em inglês), com a produção média diária, em 2017, de 3 milhões e 200 mil barris de petróleo, além de entrar para o grupo e ocupar o nono lugar, o Brasil ultrapassou o Kuwait, um dos integrantes da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep). O Kuwait registrou em 2017 a produção de 3 milhões e 100 mil barris.

   Com este ranking, o Brasil começa a ter uma importância relevante na geopolítica mundial do petróleo. O executivo destacou, no entanto, que, como não faz parte da Opep, o Brasil não precisa se submeter aos limites adotados por integrantes deste grupo.

 

 

Fonte: Agencia Brasil – EBC 


21/06/2018
08:20
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp