Paraná será primeiro estado a implantar programa nacional sobre solos.

Notícias

Paraná será primeiro estado a implantar programa nacional sobre solos.

O Paraná será o primeiro estado brasileiro a implantar o Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos – Pronasolos.


Variedades


O objetivo é adequar uma estrutura de pesquisa para aumentar o nível de conhecimento dos solos brasileiros. O programa vai possibilitar a governança por parte do poder público, valorizar o manejo sustentável dos recursos naturais, com destaque para o solo, o que permitirá ao País um desenvolvimento agropecuário ordenado e de longo prazo.

            No Paraná, está sendo possível antecipar o calendário das ações do Pronasolos graças à parceria entre a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a Embrapa Florestas, que conduzirá o programa Estado, a Itaipu Binacional, secretarias de estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Meio Ambiente, o Iapar, que é o Instituto Agronômico do Paraná, IAP, Instituto Ambiental e o ITCG, Instituto de Terras, Cartografia e Geociência. Após um ano sendo estruturado, o Pronasolos entra em nova fase, que é a de coleta de solos e vegetação para análise, que será iniciada no segundo semestre.

            A secretária-executiva do programa Prosolos Paraná e que integra o Pronasolos, Debora Grimm, explicou que, a partir de informações mais detalhadas, os viveiros municipais vão saber que tipo de muda de vegetação devem produzir em suas regiões. Segundo ela, instituições e órgãos se uniram para viabilizar o início das atividades, uma vez que os recursos federais estão previstos para serem liberados somente a partir de 2020.

            O Pronasolos é um programa federal, de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e cabe a Embrapa Florestas o levantamento das informações necessárias e demais providências para se estabelecer uma governança eficaz com relação ao tema solo, que será implantado em todos os estados. Cada estado ficará responsável pelo mapeamento detalhado dos solos e vegetação. 

 

 

Fonte: AEN-PR

http://www.aen.pr.gov.br/modules/debaser/visualizar.php?audiovideo=1&xfid=77685&tit=Parana-sera-primeiro-a-implantar-programa-nacional-sobre-solos


10/05/2018
14:44
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp