PARANÁ É O SEGUNDO MAIOR PRODUTOR DE LEITE DO BRASIL, CONFIRMA IBGE.

Notícias

PARANÁ É O SEGUNDO MAIOR PRODUTOR DE LEITE DO BRASIL, CONFIRMA IBGE.

“Foram 4,4 bilhões de litros produzidos em 2018, atrás de Minas Gerais, com 8,9 bilhões de litros. Além disso, dois municípios dos Campos Gerais são destaques: Castro lidera a produção brasileira e Carambeí ocupa a terceira posição no ranking nacional.


Estadual


   A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma que o Paraná passou de terceiro para segundo maior produtor de leite do Brasil - foram 4,4 bilhões de litros produzidos em 2018. Conforme a pesquisa mais recente, divulgada no mês de setembro, o líder nacional é Minas Gerais, que cresceu 1% e produziu 8,9 bilhões de litros em 2018 e, em terceiro lugar, está o Rio Grande do Sul, com 4,2 bilhões de litros de leite produzidos no último ano.

   Castro, nos Campos Gerais, lidera a produção brasileira com 292 milhões de litros. Em segundo lugar está o município de Patos de Minas (MG), que produziu 193 milhões de litros. No Paraná, outro destaque é Carambeí, com 180 milhões de litros, que ocupa a terceira posição no ranking nacional.

   Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, os números do IBGE confirmam o esforço dos produtores paranaenses e consolidam o Paraná como grande polo produtor de proteínas animais. “Produzimos no ano passado 5,6 milhões de toneladas de carne e 4,4 bilhões de litros de leite, voltando a ocupar a segunda posição no ranking nacional, mas também consolidando o sul do Brasil como a ‘Meca’ do leite”, diz.

   Na comparação com 2017, quando o Estado ocupava a terceira posição no ranking brasileiro, a produção paranaense teve uma queda de aproximadamente 1%. Já a produção do Rio Grande do Sul caiu cerca de 3%.

 

 

 

Fonte: AEN-PR


02/10/2019
08:21
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp