Paraná é responsável por 50% das exportações avícolas brasileiras para a China.

Notícias

Paraná é responsável por 50% das exportações avícolas brasileiras para a China.

"O Paraná foi responsável por aproximadamente metade do volume exportado de carne de frango, pelo Brasil, para o país asiático no mês de agosto.


Estadual


   A habilitação de mais quatro plantas frigoríficas paranaenses para exportação de carne de frango para a China, neste mês de setembro, foi vista como promissora pelos empresário do setor que esperam um avanço ainda maior na produção e nos embarques do segmento no estado. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Paraná foi responsável por aproximadamente metade do volume exportado de carne de frango, pelo Brasil, para o país asiático no mês de agosto (48%), com cerca de 18,1 mil toneladas da proteína enviadas pelos nove frigoríficos já habilitados até então.

   O valor corresponde a um aumento de 23% em relação ao mesmo mês em 2018, no qual foram exportadas 14,7 mil toneladas de frango para a China, como mostram os dados. Ainda segundo a Secretaria, o estado foi responsável por aproximadamente 51% das exportações avícolas nacionais para a China no acumulado do ano, até agosto, com 176,5 mil toneladas, registrando um crescimento de 55,8% em comparação ao mesmo período de 2018, quando 113,2 mil toneladas foram embarcadas.

   As novas habilitações são resultado de um trabalho conjunto da avicultura do estado, que tem como foco a abertura contínua de mercados para seu produto. No país asiático, são quase 1,5 bilhão de habitantes que demandam alimentos, por isso é um destino importante para o segmento. No total, o Paraná exportou 117,3 mil toneladas de carne de frango no mês de agosto e 1,04 milhão de toneladas no acumulado, segundo o levantamento. Sendo assim, os embarques para a China representaram 15,4% das exportações de agosto e 16,8% das exportações no acumulado do ano.

   “As indústrias avícolas paranaenses já possuem estrutura e qualidade para atender a todo o mundo, isso porque já destinam sua produção para 160 países. Sendo assim, a busca por habilitações continuará, incluindo outros destinos”, ressalta o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins. Ele destaca também o investimento frequente das empresas, que aperfeiçoam cada vez mais a eficiência e qualidade de suas produções.

 

 

Fonte: Bem Paraná.


26/09/2019
08:21
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp