Campanha de prevenção ao suicídio finaliza programação nesta semana.

Notícias

Campanha de prevenção ao suicídio finaliza programação nesta semana.

"Setembro Amarelo – É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015.


Variedades


   O mês de setembro está chegando ao fim e a campanha Setembro Amarelo, que busca a prevenção ao suicídio, encerra suas programações em Laranjeiras do Sul. Na segunda-feira, 23, na Unidade Básica de Saúde do Presidente Vargas, houve uma roda de conversa sobre Saúde Mental. A programação encerrou na terça-feira, 24, com um encontro Macrorregional em Saúde Mental, no Auditório do Centro da Juventude. 

   O evento foi organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, que esteve desenvolvendo ações desde o dia 5 de setembro. O tema que foi abordado nos encontros é “Valorizando a Vida”. “O objetivo das atividades é desmistificar a ideia de que não se deve discutir suicídio. Por isso estamos resgatando as falas e experiências de nossos usuários, pois pesquisas revelam que a maior parte dos casos e tentativas de suicídio são pessoas com transtornos mentais”, afirmou Taiane Franco Psicóloga do Caps.

   Durante o encerramento da campanha houve a palestra com o Psiquiatra e Psicoterapeuta, Dr. Alexey Gonçalves, que abordou os seguintes temas: Linha guia para Saúde mental; Abordagens a saúde mental na Atenção Básica; Urgências e Emergências Psiquiátricas; Funcionamento do Raps e Manejo da ficha de referência e contra referência. A programação teve início às 13h10 com atividades para Médicos e as 15h atividades para os profissionais da rede. 


Setembro Amarelo – É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Caps – Atende usuários com transtornos mentais, ofertando tratamento com medicamentos, atividades comunitárias, oficinas culturais e visitas domiciliares.


Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul.


25/09/2019
08:14
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp