Campanha alerta sobre os riscos de coçar os olhos

Notícias

Campanha alerta sobre os riscos de coçar os olhos

Oftalmologistas de todo Brasil realizam neste mês o chamado Junho Violeta, uma campanha sobre a doença Ceratocone.


Saúde


   O principal foco da ação é conscientizar a população sobre os riscos do hábito de coçar os olhos. 

   Segundo os especialistas, ao coçar os olhos com frequência por razões alérgicas ou ressecamento dos olhos pela alta exposição ao ar ou a luzes de aparelhos eletrônicos, pode-se levar à deformidade na córnea com risco de ocasionar um Ceratocone ou agravar a doença.

   Até pouco tempo, essa era considerada uma doença rara, mas o número de casos vem crescendo ano a ano. Atualmente, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a incidência está em 1 caso a cada 2000 pessoas. Ao realizar o alerta sobre o hábito de coçar os olhos, a classe médica busca prevenir novos casos da doença.

   Conhecido pelo aumento da curvatura do córnea, o Ceratocone tem como principal sintoma a "visão borrada". A consequência da doença é o aparecimento ou piora de miopia e astigmatismo, o que leva a trocas constantes do grau dos óculos, sem melhora na qualidade visual. Outros sintomas muito comuns são: imagens duplas, aumento da sensibilidade à luz e presença de halos noturnos. 

   A orientação é em caso de duvidas ou alguma situação atípica relacionada a visão consultar um especialista e não utilizar colírios por conta própria.



Fonte: Bem Paraná


20/06/2018
08:17
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp