Polícia Civil do Paraná promove ações de prevenção ao suicídio.

Notícias

Polícia Civil do Paraná promove ações de prevenção ao suicídio.

"Além de ofertar atendimento multiprofissional, neste ano a instituição trabalha para identificar o perfil de saúde mental do policial civil do Estado, por meio de um questionário.


Estadual


   A Polícia Civil do Paraná está promovendo diversas ações para cuidar da parte psicológica dos seus servidores, bem como para prevenção do suicídio entre os policiais civis. Além de ofertar atendimento multiprofissional, neste ano a instituição trabalha para identificar o perfil de saúde mental do policial civil do Estado, por meio de um questionário.

   A pesquisa é feita em parceria com um grupo de psicólogos da Universidade Positivo (UP) e tem o objetivo de direcionar esforços estratégicos para prevenir as principais patologias que diminuem o bem-estar dos profissionais.

   O convênio com a universidade foi firmado em maio deste ano e está na fase de implementação da pesquisa, que permitirá conhecer o atual estado mental dos policiais civis do Paraná. Para levantar os dados, o questionário será aplicado a todos os servidores, sem exceção. A delegada-chefe do Grupo Auxiliar de Recursos Humanos da Polícia Civil, Luciana Novaes, destaca que o policial civil é um ser humano, e como tal pode apresentar problemas ao psiquismo.  

   Com os dados em mãos, os profissionais irão criar um protocolo de encaminhamento e atendimento a policiais civis que apresentem problemas psicológicos. Luciana afirma que esta ação irá prevenir de forma ativa possíveis tendências suicidas e outras situações que afetem o psiquismo do servidor.

   Luciana diz que estão sendo estudadas formas para ampliar o atendimento psicológico aos policiais civis no Estado. A instituição atuará no firmamento de parcerias com profissionais na Capital, Interior, além de trabalhar para criar uma rede de sentinelas.

   Para a delegada, a prevenção ao suicídio é uma preocupação nacional. “É nossa obrigação cuidar do cuidador. Como ele irá cuidar dos outros, se ele sequer é cuidado?”, destacou Luciana.

 

Fonte: AEN-PR.


12/09/2019
08:14
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp