Exportações de carne seguem em alta nos Portos do Paraná.

Notícias

Exportações de carne seguem em alta nos Portos do Paraná.

"As exportações de carnes pelo Porto de Paranaguá, de janeiro a agosto deste ano, foram de 1 milhão e 280 mil toneladas.


Estadual


   O volume representa um aumento de 13% em relação ao registrado no mesmo período de 2018, com 1,13 milhão de toneladas de carnes exportadas. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

   As carnes exportadas pelo Porto do Paraná, segundo o Governo Federal, geraram, nos últimos oito meses, receita de 2 bilhões e 410 milhões de dólares.

   O maior aumento registrado, entre os produtos, foi na carne de boi: 35% na comparação entre os meses de janeiro a agosto, de 2018 e 2019.

Este ano, foram 119 mil toneladas exportadas. Em 2018, foram 88 mil.

   Os principais mercados da carne bovina, nesses oito meses, foram China, Egito, Irã e Emirados Árabes entre outros.

   Segundo o economista Marcelo Garrido, do Deral, Departamento de Economia Rural da Secretaria Estadual da Agricultura, o Paraná está capacitado para aproveitar as oportunidades de mercado, como é o caso da exportação de carne de porco para a China, país que teve grandes perdas com a peste suína.

   A movimentação geral dos Portos do Paraná passou dos 35 milhões de toneladas de janeiro a agosto deste ano. Do total, 63% são exportações, como no caso das carnes.

   Segundo o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a movimentação geral, que vinha numa sequência de queda, gradativamente vem se recuperando. Ele destaca que a eficiência dos portos paranaenses é essencial para seguir atraindo movimentações de cargas.

   Outros números portuários gerados de janeiro a agosto estão disponíveis na página portosdoparana.pr.gov.br/Operacional.

 

Fonte: AEN PR.


11/09/2019
08:24
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp