Parceria levará energia fotovoltaica às escolas municipais do Paraná.

Notícias

Parceria levará energia fotovoltaica às escolas municipais do Paraná.

"Objetivo é levar o benefício às 4 mil escolas das 399 cidades do Estado. Iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Fomento Paraná e Green Building Council Brasil e busca qualificar as unidades de ensino ao consumo zero de energia de origem externa.


Estadual


   O Governo do Estado deu início a mais um projeto inovador. O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Pública, João Carlos Ortega, assinou Memorando de Entendimento entre o Paranacidade, o Green Building Council Brasil (GBC BR) e a Fomento Paraná para transformar as escolas municipais de todo o Estado em geradoras de energia elétrica fotovoltaica e qualificá-las para alcançar a condição de consumo zero de energia de origem externa.

   O objetivo é levar o benefício as cerca de 4 mil escolas existentes nos 399 municípios paranaenses. Na primeira fase serão 180 unidades escolares de seis municípios. Nesta etapa, para viabilizar as mudanças, as prefeituras terão R$ 30 milhões do Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM), disponibilizados pela Fomento Paraná, e deverão oferecer contrapartida para implantar os projetos. O Green Building Council é uma organização internacional que atua implantação e certificação de projetos de eficiência energética.

   O secretário Ortega destacou a integração dos diferentes órgãos do Governo do Estado para viabilizar a iniciativa. “O Governo deve unir esforços, atuar em conjunto com a sociedade e, assim, inovar e promover as melhorias na vida da população”, enfatizou.

   O diretor de Operações do Setor Público da Fomento Paraná, Wellington Dalmaz, destacou a importância social da iniciativa. Para ele, começar a mudança pelas escolas colocará as crianças não apenas em contato com novas tecnologias, mas principalmente com conceitos da importância de economizar energia e também da sustentabilidade.

 

 

 

Fonte: AEN-PR.


09/09/2019
08:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp