Programa de atenção ao autismo será lançado no Paraná

Notícias

Programa de atenção ao autismo será lançado no Paraná

Como parte das ações alusivas ao dia do orgulho autista, comemorado em 18 de Junho, a secretaria de estado da saúde lançará no próximo dia 26, em Curitiba.


Estadual


   O Programa de Atenção ao Autismo para apoiar as pessoas diagnosticadas com o transtorno e suas famílias.

   Hoje no Paraná, as crianças diagnosticadas com autismo são atendidas por uma equipe multiprofissional, de forma integral, pelo Sistema Único de Saúde. Em 2017, de acordo com dados da secretaria de saúde, foram 950 mil atendimentos de reabilitação no Estado, 63 mil deles a crianças.

   Atualmente, existem 247 estabelecimentos de saúde que prestam serviço a pessoas com autismo. Eles estão distribuídos nas 22 Regionais de Saúde do Estado em Centros de Especialidades, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centros de Reabilitação. Estes estabelecimentos realizaram, de janeiro a dezembro de 2017, mais de 1 milhão de atendimentos. Em relação ao autismo infantil, no mesmo período, 131 serviços fizeram cerca de 140 mil atendimentos.

   O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio neurológico caracterizado pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos, afetando o desenvolvimento da comunicação e da socialização.

   A Organização Mundial da Saúde estima que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, 2 milhões delas no Brasil. A síndrome é mais comum em crianças: uma em cada 88 apresenta sintomas, com prevalência cinco vezes maior em meninos.


Fonte: E103FM / GR+Noticias


19/06/2018
08:21
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp