Surto de pólio na Venezuela exige atenção redobrada no Brasil, alerta Sociedade de Pediatria

Notícias

Surto de pólio na Venezuela exige atenção redobrada no Brasil, alerta Sociedade de Pediatria

A Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou à população e ao Governo um alerta para a necessidade de atenção redobrada diante da detecção de um surto de pólio, na Venezuela.


Saúde


   No documento, a entidade, por meio do Departamento Científico de Imunizações, orienta os pediatras a “estarem atentos aos possíveis casos de paralisia flácida aguda e para a importância de sua adequada investigação”.

   A preocupação cresce pelo aumento do fluxo de refugiados pelas fronteiras brasileiras, em especial nos Estados do Norte. Para a presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva, essa é uma situação que deve ser acompanhada de perto pelas autoridades, evitando-se o pânico, mas garantindo-se a adoção de medidas eficazes para proteger a população brasileira.

   Na nota ela enfatiza que “a poliomielite é uma doença que deixou lembranças dolorosas. Foi corrente no Brasil e, graças ao esforço conjunto de todos, com participação ativa dos pediatras e da sociedade, foi erradicada. Por isso, é preciso estar atentos e vigilantes, para que ameaças externas não comprometam o bem-estar povo brasileiro”. A médica reforçou o pedido de empenho dos pediatras na orientação aos pais sobre a relevância de manter as cadernetas de vacinação em dia e ainda comunicarem casos suspeitos para investigação.


Fonte: Bem Paraná


18/06/2018
08:43
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp