Estado inovador é o que induz o desenvolvimento, afirma governador.

Notícias

Estado inovador é o que induz o desenvolvimento, afirma governador.

"O Estado inovador é aquele que funciona como indutor do desenvolvimento e facilitador do ambiente de negócios, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior na última quarta-feira (21) durante o III Fórum de Gestão Pública.


Estadual


   O III Fórum de Gestão Pública, realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), aconteceu no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou de um debate com o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e representantes das entidades empresariais dos dois Estados.

   “O Estado tem que ser o timoneiro, aquele que dá o norte para o desenvolvimento. Atrapalhar o menos possível a vida de quem quer empreender é um grande negócio, porque o Poder Público de maneira geral cria muitas regras. Temos que criar um ecossistema que vença essa questão cultural. O Estado tem que ser menor e facilitar a vida de quem empreende porque esse empreendedor está gerando emprego, a grande solução para os nossos problemas”, afirmou Ratinho Junior.

   O governador do Paraná também destacou que um Estado vocacionado para apresentar soluções para os problemas dos cidadãos deve estar aberto a conversar com o setor produtivo, buscar diferentes maneiras de responder demandas represadas.

   Ele também destacou que inovação é parte do processo de buscar benefícios concretos para a população e citou como exemplos dos primeiros meses de gestão o programa Descomplica (que permite abertura de empresas de menor risco em apenas 24h), os aplicativos da Secretaria de Educação que permitem avaliações periódicas dos alunos e controle de frequência, o Paraná Serviços, que facilita a contratação de profissionais autônomos, e o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), plataforma-robô que orienta os cidadãos em mais de 380 serviços.

   O Fórum da Faciap acontece todos os anos para incentivar a participação dos empresários na construção de Estados melhores. Neste ano o simpósio teve como meta levar o diálogo com governantes de Estados que têm puxado a atração de investimentos e empregos com novos modelos de gestão. A Faciap representa 290 associações comerciais e um universo de mais de 50 mil empresas no Paraná.

 

Fonte: AEN PR.


26/08/2019
08:30
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp