Número de aprendizes no Paraná cresce 37% no primeiro semestre de 2019.

Notícias

Número de aprendizes no Paraná cresce 37% no primeiro semestre de 2019.

"A idade da aprendizagem vai dos 14 aos 24 anos, com exceção das pessoas com deficiência, que daí não tem idade máxima.


Estadual


   O número de aprendizes encaminhados pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) às empresas do Paraná cresceu 37% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento é ainda mais significativo do que o verificado em todo o país: no Brasil, o avanço foi de 13,6%, com o número de aprendizes em todo o país somando 247.679 de janeiro a junho. De acordo com Simone Paulin, gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania do Ciee Paraná, o crescimento da aprendizagem no Paraná já vinha sendo verificado em anos anteriores.

   A gerente explica que a aprendizagem é um programa de inclusão social do adolescente no mercado de trabalho, sendo a única forma de trabalho legal no Brasil para jovens com idade entre 14 e 16 anos. A idade da aprendizagem, entretanto, vai dos 14 aos 24 anos, com exceção das pessoas com deficiência, que daí não tem idade máxima. Ao final da aprendizagem, o jovem ainda ganha um certificado de conclusão de um curso profissionalizante.

  Apesar do avanço nas contratações, contudo, o número de jovens aguardando por uma oportunidade ainda é grande. Segundo o CIEE, hoje são quase 27 mil jovens cadastrados no Paraná que aguardam por uma oportunidade de aprendizagem.

   Ainda segundo a legislação, no setor de comércio e serviços, são consideradas empresas de médio porte as que tem entre 50 e 99 empregados. Já na indústria, são as que possuem entre 100 e 499 contratados. No caso das empresas de grande porte, no setor de comércio e serviços são as com mais de 100 funcionários; e no setor industrial, as com mais de 500 empregados.

 

 

Fonte: Bem Paraná.


22/08/2019
08:17
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp