Na comemoração, realizada na última sexta-feira (16), os estudantes fizeram apresentações de músicas, poemas e agradecimentos em diferentes idiomas. O espaço foi o primeiro da rede pública estadual de ensino e logo se tornou referência nacional no atendimento a estudantes com superdotação.
Hoje, em todo o Paraná, 140 salas multifuncionais da rede estadual de ensino são usadas para auxiliar estudantes. Em todo o Estado, são cerca de 1.440 alunos com altas habilidades cognitivas em áreas distintas. Os alunos, que passam por uma avaliação antes de ingressarem nas turmas, são acompanhados por professores especializados em educação especial que auxiliam no direcionamento e melhor uso das habilidades cognitivas avançadas identificadas.
A coordenadora do Atendimento Educacional Especializado do Departamento de Educação Especial da Secretaria da Educação, Denise Matos, foi uma das idealizadoras e atuou como professora na sala multifuncional. Denise destaca a importância do serviço oferecido pelo Estado e reforça que os resultados são vistos além dos muros da escola, já que estudantes que frequentam as salas de recurso têm um enriquecimento curricular nas áreas de maior habilidade e interesse deles.
“Chega em um ponto que a escola esgota seus recursos para subsidiar a aprendizagem desse estudante. E assim nós conseguimos identificar talentos em diversas áreas, sejam elas acadêmicas, artísticas, de liderança, relacionamento e esportes. Então, nós temos inúmeras possibilidades”, explica a coordenadora.
FONTE: AEN PR.