Sinaflor é apresentado a técnicos e empresários da área florestal no Paraná

Notícias

Sinaflor é apresentado a técnicos e empresários da área florestal no Paraná

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresentaram durante um workshop em Curitiba, o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).


Brasil


   O sistema está operando em todo o país desde o início de maio e substitui a inserção de crédito do volume a ser explorado em meio físico ao Documento de Origem Florestal.

   O evento reuniu cerca de 150 representantes dos setores públicos e privados que trabalham na área ambiental, como entidades de classe, consultores e usuários, que solicitam autorização florestal aos órgãos ambientais.

   A ferramenta tem como objetivo dar mais transparência à emissão de autorizações e nas transações florestais e dificultar fraudes na emissão de documentos, além de possibilitar a emissão de relatórios para auxiliar nos procedimentos de licenciamento e fiscalização ambiental em todo o país.

   Desenvolvido pelo Ibama, o sistema atende ao novo Código Florestal, que estabelece a necessidade de um sistema nacional para a gestão florestal no país. Ele atua no controle da origem da madeira, do carvão e de outros produtos ou subprodutos florestais, sob coordenação, fiscalização e regulamentação do Ibama.


Fonte: AEN-PR



16/06/2018
08:42
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp